É um sistema de filtração que utiliza resinas catiônicas para redução da concentração de cálcio e magnésio presentes na água que será utilizada em diversas aplicações e que constituem o seu grau de dureza. Estas substâncias causam incrustação em tubulações, caldeiras, evaporadores e danificam sistemas de osmose reversa.

A água abrandada é utilizada em vários tipos de industrias, tais como: químicas, têxteis, alimentícias, de bebidas, entre outras. Um dos principais usos da água abrandada é para geração de vapor nas caldeiras de baixa pressão de até 20 kg/cm², onde a necessidade de eliminação da dureza é no sentido de prevenir a formação de incrustações derivadas dos sais de cálcio e magnésio, que são os constituintes da dureza total das águas.

Podemos citar outras aplicações em sistemas de aquecimento e resfriamento e processos industriais térmicos, usos em tinturarias industriais, onde o cálcio na água reage com pigmentos para tecidos prejudicando as cores obtidas, redução da dureza de águas para fins potáveis e águas que necessitem de alto teor de saponificação.

Notar que no processo de abrandamento de água não há uma redução do teor de eletrólito presente na água. O que existe é a substituição de cátions com características incrustantes por outros de características não incrustantes.

abrandadores

Principais Aplicações:

Os abrandadores podem ser utilizados para diversas finalidades:

  • Pré tratamento de osmose reversa
  • Redução de dureza da água
  • Indústria alimentícia
  • Indústria cosmética